BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Confira a agenda de ensaios do GRES.ACADÊMICO DE VENDA NOVA



Ensaios GRES Acadêmicos de Venda Nova

Todos os domingos as 17:30hs.


Local: Escola Municipal Antônia Ferreira

rua João Gualberto de Abreu, 10 - São João Batista - Belo Horizonte

(ônibus 2256 e S63)

Informações: 31 3451-4776 e 8805-4267

Read more »

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atenção escolas e Blocos



Atenção Escolas de Samba e Blocos Caricatos. O Blog Carnaval BH procurado pelo presidente do Bloco Metralhas “Wagner” vem adiantar que as agremiações tem até esta segunda feira para estarem em dia com suas documentações para realização da inscrição para o desfile do carnaval de 2011.Quem não estiver com sua documentação em dia pode não desfilar este ano.

Read more »

INSCRIÇÕES PARA CORTE MOMESCA DO CARNAVAL BH 2011 JÁ ESTÃO ABERTAS



INSCRIÇÕES PARA CORTE MOMESCA DO CARNAVAL BH 2011 JÁ ESTÃO ABERTAS



Os interessados em concorrer aos postos de Rei, Rainha e Princesa do Carnaval de Belo Horizonte têm até o dia 7 de fevereiro para inscrever-se. Os eleitos no concurso promovido pela Belotur irão compor a Corte Momesca de 2011 e participar de toda a programação pré-carnavalesca e oficial da cidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser efe­tuadas na Belo­tur, localizada à

Rua Aimorés, 1.017 – 4º andar – Funcionários - no horário de 10h às 17h. Podem candidatar-se pessoas residentes na capital, com idade superior a 18 anos e 1º grau concluído.



No ato da inscrição, o candidato precisa a­pre­sentar todos os documentos enumerados no regulamento, que pode ser encontrado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 27/01, disponível no site www.pbh.gov.br/dom/ . As informações também podem ser obtidas pelos telefones (31) 3277-9716 / 3277-9717.



Os candidatos a rei Momo serão avaliados pela comissão julgadora nos quesitos alegria, simpatia, domínio da arte de sambar e facilidade de expressão, entre outros. No caso das candi­datas a rainha, além desses critérios serão pontuados a beleza do rosto e a harmonia de linhas físicas. A segunda colocada na votação de escolha da rainha será eleita a princesa do Carnaval. A premiação é de R$5 mil para o rei Momo e a rainha e de R$3 mil para a princesa.




A seleção ocorrerá em duas etapas: a primeira será no dia 11 de fevereiro, às 20h, no Mercado Distrital de Santa Tereza e a grande final no dia 12 de fevereiro, a partir das 19h, no mesmo local. As candidatas deverão se apresentar em traje de banho (biquíni), sem exigência de cor, podendo ser customizado, usar sandália de salto e adereços. Para os candidatos a Rei Momo 2011, o trajes são bermuda, camiseta, tênis e adereços condizentes ao evento.




Os candidatos não precisam representar nenhuma das agremiações, bandas ou blocos que participam do Carnaval em Belo Horizonte. Não serão aceitas inscrições de empregados da Belotur ou da Prefeitura e de pessoas que possuam parentesco de até segundo grau com funcionários dos órgãos.


CONCURSO REI, RAINHA E PRINCESA DO CARNAVAL BH 2011


As inscrições serão gratuitas e realizadas no período de 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2011, na Belotur, à Rua Aimorés, 1.017 – 4º andar – Funcionários - horário de 10h às 17h.


São requisitos essenciais e indispensáveis para a inscrição:
1) Residir em Belo Horizonte;

2) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data do Concurso - dia 11/02/2011;

3) Escolaridade: 1º grau concluído;

4) Não ser vinculado a nenhum órgão das administrações direta ou indireta da Prefeitura de Belo Horizonte.

No ato da inscrição, candidatos a rei e rainha deverão apresentar cópias autenticadas, acompanhadas dos originais, dos seguintes documentos:
1) Carteira de Identidade (RG);

2) CPF;

3) Comprovante de residência;

4) Certificado e/ou declaração de escolaridade;

5) Número de inscrição no INSS/PIS ou PASEP (se tiver);

6) Atestado de Antecedentes Criminais;

7) Atestado médico de aptidão física com data posterior a 20/01/2011, atestando condições de saúde do candidato, visando o cumprimento do contrato, caso eleitas para o mandato.





Mais informações para imprensa: (31) 3277-9712/ 8726-2014




Assessoria de Comunicação - Belotur
www.belotur.com.br

Read more »

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Comunicação da Associação Cultural Samba Dez



A Associação Cultural SambaDez, vem esclarecer que nesta “quarta feira”, 26/01/2011, foram prestadas junto ao SambaDez, as contas das seguintes agremiações:

Grés Inconfidência Mineira

Grés Unido do Onça

Grces Galoucura

Esclarecimento conforme solicitação.


1 - Esclareço que o Grces Galoucura prestou suas contas conforme Cartilha da Belotur em 29 de março de 2010 em conformidade com o Art., 28 do Regulamento do Carnaval BrincaBelô 2010.

2 - Esclareço ainda que sua prestação de contas foi recambiada na data dia 03/05/2010 pela Belotur à associação com a finalidade de correção e inconsistência em algumas notas fiscais. na data supra. 3 - A Agremiação notificou a Associação Cultural SambaDez comunicando seu afastamento por (01) um ano para reestruturar sua diretoria; homologado na A.G.E da Associação no dia 21 de janeiro de 2011.


Luiz Carlos Novais

Presidente da Associação Cultural Samba Dez

FONTE:
SITE SAMBA DEZ

Read more »

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

POR ACASO MOSTRA SAMBA E SACODE A SEGUNDA FEIRA.

O Bloco Caricato Por Acaso fez na noite de segunda Feira (24) o lançamento oficial do samba de enredo do mesmo para o carnaval de 2011. Uma festa com muito samba no pé e com casa cheia, desenvolvendo um enredo que trata sobre o Parque Municipal de Belo Horizonte, o bloco verde e rosa do Carlos Prates pretende buscar o bi campeonato na avenida, vale lembrar que o bloco esta indo para o seu terceiro carnaval e foi campeão do grupo de avaliação em 2009 e campeão do carnaval em 2010. A festa contou com sambistas de escolas de samba, entrou noite a dentro sobe o comando da bateria nota 10 de Mestre Deley.

CONHEÇA O SAMBA:

Read more »

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

AVALIANDO ENREDOS



O Blog carnaval BH resolveu colocar pimenta na festa e fazer uma breve avaliação do que podemos esperar de cada um dos enredos escolhidos pelas escolas de samba da cidade. Lembramos que as escolas de samba Galoucura, Inconfidência Mineira e Unidos do Onça, devem não desfilar em 2011 e por isto não foram avaliadas.

GRUPO A.

GRES.CHAME-CHAME

Atual campeã do carnaval o Gres.Chame Chame pretende mostrar na avenida o Circo e sua magia. Enredo leve, colorido e de fácil assimilação por parte do publico e jurados, um enredo que não é nem uma novidade, uma vez que já foi mostrado por escolas de samba não apenas de Belo Horizonte,mas também por blocos caricatos, mas que pode surpreender dependendo da forma que a escola pretende apresentar o mesmo em seu desfile.

GRES.ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

Em busca do titulo perdido em 2010 , atual vice campeã do carnaval, a Acadêmicos de Venda Nova , pretende mostrar na avenida os 300 anos de ocupação de Venda Nova, uma das regiões mais populosas da cidade. Lendas, história , lugares serão mostrados em um enredo original e cultural, que pode sim render a escola uma boa apresentação.

GRESMI.BEM-TE-VI

Ainda embalada pela boa apresentação em 2010 a Bem Te Vi, promete sacudir novamente o folião de Belo Horizonte, o enredo Máscaras de autoria do carnavalesco Flávio Campelo, será desenvolvido por uma comissão de carnaval da escola, um enredo leve e criativo, que pode proporcionar a escola, a transformação da avenida em um gigantesco baile de carnaval ao ar livre.

GRES.CANTO DA ALVORADA

Humanus. Quem somos? De onde vimos? E para onde vamos?
Quem pretende responder a estas perguntas é a verde e branco do Campo Alegre, a tradicional Canto da Alvorada promete um enredo moderno e inovador, unindo ciência, mitos e muito samba no pé. Um enredo que por si só já trás a polemica de quem somos, de onde vimos e para onde vamos...Uma sacada de gênio da escola.

ARES.UNIDOS GUARANIS

Água fonte de vida e energia, este foi o enredo que marcou a volta da escola de samba Unidos Guaranis ao carnaval de Belo Horizonte em 2006, uma volta não muito feliz pois a escola não foi bem colocada com o mesmo. Em busca de lavar a alma e limpar o nome da escola , o enredo ganharam uma nova roupagem, o tema água não é nem uma novidade em desfiles de carnaval, mas pode gerar um desfile de impacto e representatividades, religiosas e culturais.

ACADÊMIA DO SAMBA IMPÉRIO DA NOVA ERA.

De volta ao grupo A depois de ganhar o titulo de campeã do carnaval do grupo B em 2010, a azul e amarelo pretende cantar a loucura em seu desfile com o enredo (Cada Louco com Sua Mania) um enredo moderno, e que trata do cotidiano de todos nós, somos loucos varridos por carnaval , ou o carnaval é uma loucura que contagia ?Uma grande sacada da Império da Nova Era para garantir sua permanência e uma possível briga pelo titulo de campeã do carnaval de 2011.

GRUPO B

GRES.CIDADE JARDIM

Rebaixada pela primeira vez em sua história, a tradicional Cidade Jardim pretende brigar pela volta ao grupo de elite do carnaval de Belo Horizonte, buscando em sua própria história uma alivio pela dor do momento vivido. Os 50 anos da vermelho e branco serão lembrados na avenida, seus grandes desfiles, suas glórias e seus carnavais, um enredo grandioso para uma escola que carrega em seu nome o peso de sua tradição.

GRES.IMPERATRIZ DE VENDA NOVA

Um enredo inédito em Belo Horizonte, “Imperatriz 2011. Uma Viagem Fantastica ao Mundo da Astrologia “, um enredo futurista que a ver de e amarelo de Venda Nova promete levar para a avenida, a busca do ser humano ao conhecimento do seu próprio futuro, os astros e estrelas que nos rodeiam. Um enredo que pode funcionar bem, e apresenta possibilidades, a escola que foi fundada no dia 3 de junho de 2005 é do signo de gêmeos . e leva uma leoa como símbolo.( começa ai uma grande brincadeira no zodíaco carnavalesco da escola)

GRES. ESTRELA DO VALE
Junte um bom enredo, a uma nova escola e vontade de se tornar grande, você terá como resultado os 40 anos do teatro de bonecos Giramundo, que é o enredo da Estrela do Vale para o carnaval de 2011. Uma justa homenagem e um enredo feito sobe medida para credenciar a escola a busca por uma vaga no grupo A em 2012.



Read more »

GRES.CHAME CHAME LEVA O CIRCO PARA A AVENIDA



Cantar o circo já não é nem uma novidade no que se diz respeito aos desfiles de escolas de samba. Porem a atual campeã do carnaval GRES.CHAME CHAME, promete dar uma nova roupagem ao enredo. Em busca do Bi Campeonato, a Chame-Chame promete sacudir Belo Horizonte evocando o circo e seus personagens, misturando a magia e a alegria do circo com a beleza do carnaval.

Read more »

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

AGORA É OFICIAL. O CARNAVAL ESTA DE VOLTA AO CENTRO DE BELO HORIZONTE.



Fim de uma novela, o Prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, juntamente com o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar, Belotur, e entidades representativas do carnaval como “Associação Cultural samba Dez, ACBC e LIAC” oficializaram na data de hoje a volta do carnaval de Belo Horizonte para o centro da cidade. O ultimo desfile oficial no centro de Belo Horizonte, ocorreu na Av Affonso Pena em 1990, e logo após a paralisação dos desfiles , apresentações não oficiais foram realizadas entre 2000 e 2002. Em 2004 após a não realização do carnaval no ano de 2003 devidos as chuvas que assolaram a cidade, BH teve seu desfile transferido para a VIA 240, onde permaneceu até 2010. Em entrevista ao Blog carnaval BH, Luiz Carlos Novais, presidente da associação cultural samba dez, disse estar feliz com a decisão do prefeito, agradeceu ao mesmo, pela confiança e pelo carinho com as escolas de samba da cidade. Marcio Lacerda, espera contar com uma bela festa que agrade não apenas os sambistas da cidade, mas toda a população que aguarda ansiosamente a volta dos desfiles.Alem de ligas e representatividades, estiveram presentes integrantes das escolas de samba Unidos Guaranis. Bem Te Vi, Canto da Alvorada, Estrela do Vale, Imperatriz de Venda Nova e blocos como Por Acaso, Mulatos, Metralhas e Aflitos do Anchieta.

O BLOG CARNAVAL BH AGRADECE AO PREFEITO MARCIO LACERDA PELA OPORTUNIDADE.



Read more »

domingo, 16 de janeiro de 2011

Conheça o audio do samba 2011 dos Acadêmicos de Venda Nova



Read more »

sábado, 15 de janeiro de 2011

3 Escolas de Samba podem ficar fora do Carnaval de 2011

JORNAL O TEMPO-15 de Janeiro de 2011 Pag 24.

Um matéria publicada no Jornal O TEMPO de 15/01/2011 traria a seguinte noticia.

3 Escolas de Samba de BH ficam fora do Carnaval de 2011.

O blog Carnaval BH, não pretende atingir ninguém re-paginando a matéria, mas buscaremos em uma linguagem popular tentar explicar a dimensão do problema aqui citado.

Para isto precisamos entender como funciona o sistema de repasse da verba publica destinada ao carnaval.

Tudo começa com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (BELOTUR) que repassa a Associação das Escolas de Samba de Belo Horizonte (SambaDez) o montante total equivalente a verba. Ao repassar para o SAMBA DEZ, a Belotur assina um contrato com o mesmo que fica sobe a responsabilidade total da verba. Estando de posse da verba em sua conta bancária o Samba Déz então inicia um processo de distribuição da mesma, valores equivalestes ao grupo em que cada escola de samba pertence (GRUPO A ou GRUPO B)


Após o carnaval as escolas detém um determinado prazo, para apresentar suas prestações de contas ao SAMBA DEZ, que por sua vez encaminha as mesmas para aprovação ao órgão responsável (BELOTUR), que aprova ou não as notas enviadas.



Lembramos que o fato da prestação de contas ter sido entregue dentro do prazo regulamentado, não quer dizer que a mesma será aprovada ou aceita.

EX:

Uma nota não carimbada, pode ser rejeitada pela Belotur, que por sua vez, reprovara por completo toda a prestação de contas da agremiação, que terá sua prestação devolvida ao Samba Dez, que ficara incumbido de repassar a prestação novamente a determinada agremiação para correção da falha.


Sendo então a responsabilidade jurídica da não prestação de contas, da Associação Cultural Samba Dez, pois foi o órgão responsável por assinar a nota promissória junto a Belotur.

As 3 escolas de samba citadas na matéria em questão seriam Unidos do Onça que estava no Grupo A em 2010, Inconfidência Mineira que estava no Grupo B em 2010 e Galoucura que estava no Grupo B em 2010.

Segundo a matéria, Sérgio Soares Magalhães presidente da Unidos do Onça se defende dizendo que a situação não processe pois prestaram suas contas segundo a portaria. Em uma defesa mais polemica Édson Alcântara (Edinho) disse que as notas não vão aparecer pois o mesmo teria perdido o controle e não iria correr atrás de notas falsas. Já os representantes da Galoucura não foram localizados.


Presidente do Samba Dez, Luiz Carlos Novais, assumiu a postura de que a Associação não poderia arcar com o prejuízo e acionaria judicialmente as agremiações aqui citadas, para não arcar com o prejuízo, uma vez que a mesma seria a responsável legal pelas promissórias.

Já a Belotur disse que a falha não deve prejudicar as demais Escolas de Samba da cidade.

Read more »

Samba Dez convoca Reunião - Edital 01/2011


EDITAL DE CONVOCAÇÃO – 01/2011

ASSOCIAÇÃO CULTURAL SAMBADEZ

Registro Civil das Pessoas Jurídicas sob n. 122396, fundada em 10/06/2006.

CNPJ 08.561.056/0001-27 – Rua Montes Claros nº 1077/101 - Fones: 30 30773879 32276464 – 87497506

Belo Horizonte – Minas Gerais



EDITAL DE CONVOCAÇÃO – 01/2011

Na qualidade de presidente da ASSOCIAÇÃO CULTURAL SAMBADEZ, com base no Artigo 13º - i - 14º e seu Parágrafo Primeiro e Segundo, do Estatuto. Convoco todos os membros da Diretoria, do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Presidentes das Agremiações com direito de voto, ou seus representantes, para AGE extraordinária, que será realizada no dia 21/01/2011, em primeira chamada às 19h30min horas, em segunda convocação às 20h00minh. Na Rua Montes Claros 1077/101.

Deliberação de pauta

1) Situação prestação de contas das escolas de samba 2010:

- Informações e situação atual;

2) Sorteio da ordem e horários dos desfiles das escolas de samba do Grupo A:

-Sorteio da ordem e horários dos desfiles das escolas de samba do Grupo B;

3) Elaboração do Regulamento 2011 para o Grupo A;

Elaboração do Regulamento 2011 para o Grupo B;

4) Levantamento das sugestões, críticas e alterações para a formatação do Regulamento 2011;



5) Elaboração do Calendário de COMPROMISSOS das escolas de samba junto a Associação e a Belotur:

- Data da entrega de documentos oficiais;

- Proposta para regularização das agremiações;


Belo Horizonte, 14 de janeiro de 2011


LUIZ CARLOS NOVAIS

Read more »

Bloco Concentra mais não Sai, comemora 10 anos em 2011 e divulga programação


O Concentra, mas não sai! É um evento pré-carnavalesco do calendário Oficial da Belotur, que busca proporcionar lazer e entretenimento para o público em geral, unindo as pessoas que viajam no carnaval e os que permanecem em Belo Horizonte.
O Evento sempre realizado uma semana antes do carnaval, com várias atrações e um grande show de encerramento.

“CONCENTRA MAS NÃO SAI FOLIA 2011” 12ª Edição
Domingo Dia 27 de Fevereiro de 2011, de 13 a 17 na Feira do Mineirinho na Pampulha com público estimado de 5.000 pessoas. Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO 2011

1. Concentração do Bloco Concentra, mas não sai.
2. Apresentação da Escola Campeã de 2010 “Chame Chame”
3. Apresentação dos Intérpretes de Samba Enredo das Escolas
4. Corte Real Momesca de BH do Carnaval 2011
5. Gravação do Programa TV Vitrine Verão Folia 2011
6. Execução de Marchas Carnavalescas
7. Grupo ao vivo de Axé, Funk e Dança.
8. Concurso Garota Concentra Folia 2011
9. Show ao vivo, a confirmar a banda de Encerramento.

Informações: Wanderley: 3317.1064 / 8595.9841 / 9788.1432


Read more »

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CONHEÇA O ÁUDIO SAMBA 2011 DO GRES ESTRELA DO VALE



Ilustrando o seu enredo para o carnaval de 2011 o GRES.ESTRELA DO VALE divulga o áudio de seu samba, sonhando estar um dia entre as grandes escolas de samba de Belo Horizonte.

Read more »

CONHEÇA O AUDIO DO SAMBA DO BLOCO CARICATO INFILTRADOS DE SANTA TEREZA



Contando a História do Carnaval, este é o tema que credencia o Bloco Caricato Infiltrados de Santa Tereza a buscar um lugar ao sol... O novato bloco verde e branco encantou Belo Horizonte em sua primeira apresentação em 2010 quando foi campeão da Avaliação, agora com o objetivo de chegar ao grupo dos grandes blocos caricatos de Belo Horizonte, os Infiltrados pretendem coloria a pista de desfile com as cores do carnaval.


Read more »

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CANTO DA ALVORADA FEZ FESTA E MOSTROU O SAMBA DA EVOLUÇÃO



Ocorreu na Noite de ontem 10 de janeiro a festa do lançamento do samba 2011 do GRES.CANTO DA ALVORADA. Casa cheia, samba e sambistas de primeira foram as marcas da noite. Os segredos da Verde e Branco do Campo Alegre começam a serem desvendados, e a escola que não ganha um carnaval desde 2007 demonstra que novamente será uma forte candidata ao título de campeã do carnaval. Presença ilustre na escola, o então vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de BH Léo Burguês (PSDB) cantou e a sambou ao som da escola; disse estar ao lado do carnaval e que a briga pela volta do carnaval ao centro de Belo Horizonte, não é apenas dos sambistas, é também uma meta dos vereadores da câmara municipal. Integrantes de varias escolas de samba se faziam presentes ao evento entre elas (Acadêmicos de Venda Nova, Chame-Chame e Bem Te Vi) blocos como Metralhas e Invasores também se fizeram presentes, o samba de autoria de Ricardo Barrão agradou ao publico presente a o GRES.Canto da Alvorada dá mais um passo rumo ao carnaval de 2011.



Read more »

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Polêmica no resultado dos Blocos Caricatos de 2010.




Uma denúncia veio a publico oficialmente durante a ultima reunião da Frente Parlamentar em defesa do carnaval em Dezembro. Trata-se das colocações dos blocos caricatos do carnaval de 2010. Wagner Nilsom Ribeiro presidente do Bloco Caricato Metralhas e Vice Presidente da LIAC (Liga Independente das agremiações carnavalescas) e autor da denuncia, segundo Wagner, a Belotur teria pago o premio do terceiro lugar a 2 blocos caricatos (Inocentes de Santa Tereza e Os Mulatos )devido ao erro durante a apuração, fato que era de conhecimento da Liga dos Blocos Caricatos “ACBC” e que teria vindo a publico apenas após o carnaval através de denuncias. A grande duvida seria quem é o real terceiro colocado do carnaval de 2010 em BH? E o por que do pagamento dos dois terceiros lugares. Wagner teria indagado sobre o assunto ao presidente da Belotur durante a Audiência em defesa do carnaval e o presidente da mesma disse não saber responder o fato. Segundo consta o resultado Oficial do Carnaval de Belo Horizonte no que se diz respeito a Blocos Caricatos seria:
GRUPO A.

1- POR ACASO
2- BACHAREIS DO SAMBA
3- INOCENTES
4- MULATOS
5- INVASORES
6- AFLITOS

GRUPO B

1-METRALHAS DO IAPI
2-CORSARIOS DO SAMBA
3-PIRATAS DO PEDRO II

GRUPO DE AVALIAÇÃO

1-INFILTRADOS DO SANTA THEREZA.

Outra questão seria a do Bloco Aflitos do Anchieta que teria desfilado não avaliado como os outros Blocos , segundo o regulamento o Bloco que desfilar e não tiver pontuação em algum quesito receberia a nota máxima, fato estes que estaria segundo Wagner na justiça.
O carnaval de 2011 vem ai , e não se sabe ainda a definição oficial destas questões. Wagner procurou o blog Carnaval BH, onde demonstrou sua indignação pelos fatos ocorridos, questionou também se para Belotur existe diferença entre os blocos, segundo ele a empresa deveria beneficiar alguns e prejudicar outros.

O BLOG CARNAVAL BH SE ENCONTRA A DISPOSIÇÃO DAS PARTES ENVOLVIDAS PARA MELHORES ESCLARECIMENTOS.

Read more »