BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sexta-feira, 31 de julho de 2009

ABC DO SAMBA... VAMOS FAZER BH SAMBAR APRENDENDO UM POUCO MAIS...



ABC das escolas de samba
Para entender os termos técnicos

Enredo, samba-enredo, carnavalesco, sinopse... são alguns dos termos que causam confusão aos menos familiarizados com a linguagem das escolas de samba.

Um desfile começa na definição da estória que será contada na avenida, ou seja, de seu enredo. Portanto, enredo mostra o desenrolar dos acontecimentos, relata fatos vividos e ordena em uma seqüência lógica e temporal esses fatos. O enredo é a narrativa composta por início, meio e fim. Como exemplo temos a Acadêmicos de Venda Nova que irá trazer, em 2010, um enredo sobre as capitais mineiras, que recebe o título “Das Minas às Geraes - O cantar de um povo e suas capitais” e a novata G.R.E.S. Estrela do Vale que intitulou seu enredo sobre o Barreiro de “Barreiro -Sua História, suas riquezas, sua beleza...”

O texto descritivo do enredo chama-se sinopse, é através dela que se sabe como será feita a abordagem proposta pelo carnavalesco. Através da sinopse os compositores elaboram o samba que apresentará a escola na avenida, ou sejam criam o samba-enredo. O samba enredo é feito especialmente para ser cantado durante o desfile no carnaval, seu foco é contar em música a estória, o enredo.

O carnavalesco é o “artista” da escola de samba, é dele a responsabilidade de transformar as idéias do enredo em fantasias e carros alegóricos. Cabe ao carnavalesco definir cores, material e todos os recursos artísticos de um desfile – como, por exemplo, a roupagem do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Esse profissional é também responsável pelos croquis, que são os desenhos das fantasias e dos carros alegóricos que serão desenvolvidos para o desfile.

O local onde são confeccionadas as fantasias é chamado de “barracão”, um barracão de escola de samba reúne várias pessoas com atividades diferentes – costureiras, aderecistas, ajudantes etc. Em alguns casos, tem-se o barracão de fantasias e o barracão de alegorias são separados, pois cada um tem atividades diferenciadas. Enquanto no espaço das fantasias é intenso o trabalho de corte e costura, no espaço das alegorias é mais comum a atividade de ferragem, solda, madeira, dentre outras.

A quadra funciona como local para ensaios. Na sua falta, é comum a utilização de espaços comunitários, grupos escolas e até mesmo a rua, para que a bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente possam estar bem treinados para o grande dia. A avenida onde os desfiles acontecem recebe o nome de sambódromo, geralmente composto por uma passarela e uma área de dispersão das agremiações.

Da idéia inicial para o enredo, passando pela composição do samba, criação de fantasias e alegorias e preparo de cada quesito para o carnaval, as escolas de samba produzem alegria durante grande parte do ano.

Read more »

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bloco Caricato Metralhas do IAPI define enredo.



O Bloco Caricato "Os Metralhas do IAPI",já definiu seu enredo para 2010.
O numero 13 sera cantado na avenida com o enredo " 13 da sorte ,13 do azar , a jogada vai começar".
O bloco planeja a volta por cima após o desfile de 2009 onde não foi tão feliz durante a apuração.

Parabéns ao Bloco pelo enredo, e pela volta por cima...

Read more »

sábado, 25 de julho de 2009

Festa do Sambista



O Blog Carnaval BH,vem novamente convocar os sambistas para a festa de Mestre Affonso.
Uma homenagem a ele que , ja passou por todas as tradicionais escolas de samba de Belo Horizonte.



VALE A PENA CONFERIR.

Read more »

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Galoucura define samba para 2010.



A escola de samba GALOUCURA definiu seu samba no dia 18.
Um evento ao ar livre foi proporcionado a seus integrantes, tranquilidade e muito samba foram a marca do evento. o enredo " 2010,desperta a Africa nos braços do futebol " vai mostrar toda a beleza natural e cultural da Africa em ano de copa do mundo.

EM BREVE LETRA DO SAMBA.









Video do samba vencedor,gravado por integrantes da escola.

Read more »

SOLICITAÇÃO AO BLOG

Texto enviado por Mestre Affonso ao Blog Carnaval BH, na semana que se passou.
( O texto segue publicado apenas na segunda feira pelo motivo de que o Blog não foi atualisado no ultimo fim de semana )

Att

Felipe Diniz Marinho.

Pelo que está escrito aí acima, fica parecendo que a idéia foi do Sambadez, que de nada participou, apenas, como é citado, apresentou à Belotur. Considero essa declaração do presidente do Sambadez um desrespeito à minha pessoa, uma infelicidade.

Faltou citar que esta idéia fui eu, Mestre Affonso, quem apresentou ao Sr. Tadeu Martins (ex-diretor de operações da belotur), há mais de seis ou sete anos. Mas não seria só mudar a data, outros procedimentos – que constam da minha idéia, cujo projeto posso desenvolver – terão que ser tomados. Não tenho a idéia registrada em cartório, mas muitos sambistas, inclusive o Felipe do blog CarnavalBH, sabem que a idéia é minha. Não estou reclamando por vaidade, não preciso disto. É que tenho visto constantemente pessoas e entidades se apossarem de idéias, de músicas e poesias, sem o menor respeito pelos verdadeiros autores.

Caro Felipe,
Solicito-lhe que publique esta minha queixa.

Read more »

quinta-feira, 16 de julho de 2009

CARNAVAL 2010 pode ser adiantado.




O Carnaval de Belo Horizonte já começa a ser pensado.
Idéias como o adiantamento do mesmo, e a volta do evento para o centro da cidade tomam força.
Em reunião a prefeitura de Belo Horizonte ( PBH )falou sobre o tema, e fez com que a idéia fosse assunto colocando o carnaval em evidencia.

Procurado pelo Blog CARNAVAL BH " Luiz Carlos Novaes " presidente do SambaDez ( associação das escolas de samba de Belo Horizonte )disse que é uma idéia feliz e já apresentada a prefeitura pela associação.

Entre os motivos para o adiantamento do carnaval em uma semana, podemos sitar:

* Não bate de frente com os grande eventos de Rio e SP.
* A cidade esta cheia, ninguem viajou e assim irão prestigiar ainda mais o nosso carnaval que já conta com uma média de 40 mil pessoas / dia.
* Faz com que as escolas estejam mais preparadas, tendo a oportunidade de conheçer melhor o carnaval de outros estados.

Eventos como desfiles de escolas de samba como os de Belo Horizonte , já foram adiantados e o resultado foi o crescimento das agremiações e do própio carnaval.
Como por ex os carnavais de URUGUAIANA e ESPIRITO SANTO, que hoje possuem belos espetáculos espelhados no modelo de carnaval de Rio de Janeiro e São Paulo.

Read more »

quarta-feira, 15 de julho de 2009

3o. Arraía Acadêmicos Venda Nova




Atual BI-Campeã do carnaval de Belo Horizonte, o GRES.Acadêmicos de Venda Nova se prepara para seu terceiro Arraía,nos dias 25 e 26 de julho a partir das 18 horas, na rua Conceição Chacón Magalhães, bairro São João Batista, atrás do campo do Venda Nova. Outras informações no site da escola.

www.avendanova.com.br.

Read more »

GALOUCURA ESCOLHE SAMBA 2010.




O Conselho Administrativo e a Diretoria da Escola de Samba convida a todos, inclusive os componentes das outras escolas de BH e a todos do Blog para a escolha de seu samba 2010.O Conselho Administrativo e a Diretoria da Escola de samba Galoucura informa, somos e vamos continuar sendo uma Escola de Samba, algumas conversas de internet tem sido contadas, a Galoucura é e vai continuar sendo : G.C.R.E.S. GALOUCURA, desmentindo o fato de esta se tornando um bloco.

Read more »

domingo, 12 de julho de 2009

Unidos Guaranis 1984... RECORDAR É VIVER



Como prometido, este é o primeiro de muitos sambas que serão postados no blog CARNAVAL BH. ( Serão pelo menos 2 sambas por semana )
È uma forma desta nova geração de sambistas, entrar em contato com o passado glorioso das nossas escolas de samba...
Com o enredo " O SAMBA NOSSO QUE ESTA NO CÉU " a UNIDOS GUARANIS foi terceira colocada do carnaval de 84 que era intitulado pela prefeitura de Belo Horizonte ( PBH )como " carnaval Alegria simples ".

A Guaranis também foi vencedora do concurso de sambas de enredo daquele ano.

NO samba de 1984 a Unidos Guaranis promove um encontro de sambistas,
sambistas estes, que já não estam entre nós e que em pleno desfile ressurgem na avenida dispostos a sambar na tradicional escola.
Uma roda de samba com sambistas de primeira é formada em pleno carnaval e a Guaranis é palco dos mais belos versos...

NA PRÓXIMA SEMANA VAMOS DESCOBRIR QUE VENDA NOVA JÁ FAZIA SAMBA DE PRIMEIRA , E QUE O MANTO VERMELHO E BRANCO DA MOCIDADE INDEPENDETE VENDA NOVA REINAVA ABSOLUTO, VAMOS REVIVER TAMBÉM UM FAMOSO BA-FÁ-FÁ no TRÊ-LÊ-LÊ EM VERDE E BRANCO.

Read more »

sábado, 11 de julho de 2009

GALOUCURA ESQUENTA SEUS TAMBORINS...



A escola de samba GALOUCURA informa que já esta ensaiando , e que já se prepara para o carnaval de 2010.
Os ensaios vem ocorrendo todos os sábados na sede da Escola (Av. Pedro II – 952), des-de junho.A escola mostra que está mais viva que nunca, e já prepara sua bateria ( nota 10 no ultimo desfile ) para repetir o feito em 2010.
Galoucura promete também um evento a ser divulgado.



Read more »

A Tradicional Unidos Guaranis define enredo.



Quatro vezes campeã do nosso carnaval, a tradicional escola de samba ARES.UNIDOS GUARANIS se prepara para o carnaval de 2010.
Com " Feira Hippie Quarenta Anos Feito a Mão ", a escola pretende exibir uma possivel quinta estrela em seu pavilhão.

A história da feira mais famosa de Belo Horizonte, vai para a avenida ,feira esta que tradicionalmente encanta turistas, de todas as partes aos domingos na capital de Minas.

Read more »

quinta-feira, 9 de julho de 2009

RESGATANDO O SAMBA COM SAMBA...



O BLOG CARNAVAL BH, prepara para o segundo semestre de 2009 uma novidade.
Se recordar é viver, vamos reviver...
Pretendemos mostrar que Belo Horizonte faz samba também, e para isto , estamos resgatando sambas já a muito não ouvidos pelos sambistas.
Pedimos aos sambistas que enviem para o e-mail ( feldm12@yahoo.com.br )os sambas de enredo que possuem,se possivel com data, autores e interpretes, alem do nome da obra.

Escolas como VILA RICA, MOCIDADE INDEPENDENTE VENDA NOVA,MOCIDADE UNIDA VERA CRUZ, MOCIDADE PARTIDO ALTO, alem de blocos como OS IMIGRANTES, OS MALOQUEIROS, CHAVE DE OURO entre outros serão lembrados através de seus sambas que serão divulgados semanalmente no blog CARNAVAL BH.

Sambas como " O SAMBA NOSSO QUE ESTA BO CÉU " da Unidos Guaranis de 1984 serão tocados novamente, e o samba de Belo Horizonte passa a retomar sua identidade, vamos descobrir que grandes nomes como AROLDO MELODIA e NEGO " Interpretes do Rio de Janeiro" cantavam estes sambas em Belo Horizonte, e vamos voltar a nos orgulhar de nossas escolas , lembrando de um passado e de uma história que precisa ser contada...

O Blog CARNAVAL BH já conta com mais de 50 destas obras e conta com a participãção do sambista, mesmo que o samba que ele tenha em casa seja de 2004 a 2009 , nos envie, samba é pra ser tocado e não para ficar na gaveta...

SAMBISTA BELO HORIZONTINO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 "O SAMBA É NOSSO"...

SONHEI SONHEI SONHEI
DE QUE ERA CARNAVAL
POR ISTO EU DESPERTEI .... GRES CIDADE JARDIM 1987

Read more »

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Parabéns ao mestre...



Mestre Affonso que já a tanto carnavais empresta sua alegria para nosso samba , recebe mais uma homenagem.
Figura assumidamente polêmica , Mestre Affonso comemora 60 anos, e a festa é do sambista, que contará com um time de sambistas de primeira animando os presentes.
Mangueirense, ele que ja esteve a frente das mais tradicionais escolas de samba de Belo Horizonte,já a 2 anos escolheu a GRES.Chame Chame como sua mais nova morada.

Fica aqui os nossos parabéns ao Mestre , que tem todo o carinho e respeito do BLOG.CARNAVAL BH.

Como diria Mestre Affonso...

OBRIGADO, MEU DEUS, PELA HONRA E A GLÓRIA DE TER NASCIDO SAMBISTA !!!

Read more »