BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sábado, 29 de setembro de 2007

CIDADE JARDIM CANTA OS 3 CAVALEIROS DA PAZ EM 2008



A IMAGEM A CIMA É A LOGO NÃO OFICIAL ( ILUSTRATIVA DO SITE )

Os 3 irmãos Henfil serão homenageados no carnaval de 2008 no desfile da escola de samba GRES.CIDADE JARDIM.
A vermelho e branco do Conjunto Santa Maria vai para a avenida com o enredo ( OS TRÊS CAVALEIROS DA PAZ ).
Procurada pela equipe do Blog CARNAVAL BH, Ângela presidente da escola adiantou:
“Vamos lembrar os três irmãos que tanto lutaram e tanto fizeram pela dignidade humana, por isto estamos tomando muito cuidado e o enredo esta sendo tratado com muito respeito” Betinho, Chico Mario e Henfil., eram três irmãos, que lutaram por um Brasil melhor, seja no sentido cultural, social ou político. O enredo deve ser desenvolvido mais uma vez pelo artista plástico Décio Noviello.
Com este tema , a escola pretende apagar, de vez o conturbado desfile de 2007 da memória da maior campeã do carnaval de Belo Horizonte.

Read more »

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

ENTRE TAPAS E BEIJOS


( FOTOS DA 1º REUNIÃO DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS NA CAMARA DOS VEREADORES )

ENTRE TAPAS E BEIJOS:

Este foi o clima que marcou a audiência publica realizada na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira ( 26 ).
Comandada pelo Vereador Hugo Tomé ( PNN ) a mesa teve representantes das entidades carnavalescas e PBH representada pela Belotur ( Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte ) esta, representada pelo seu Presidente Fernando Lanna, entre as escolas estavam Luiz Carlos Novais, Presidente da Associação Cultural Samba Dez, presidentes e diretores das agremiações(Império da Nova Era,Cidade Jardim, Bem-Te-Vi,Acadêmicos de Venda Nova,Canto do Alvorada,Unidos Guranis, Chame-Chame) A mesa também foi composta pelos representantes dos Blocos Caricatos Metralhas do IAPI, e Mulatos do Carlos Prates que foram eleitos pelos outros blocos para representarem a todos drante o encontro.A mesa ainda contou com os comentários de Mestre Affonso que representou a Radio Itatiaia e a imprensa do carnaval.

Foram discutidos assuntos como a estrutura dos desfiles, e uma participação mais ativa da Belotur,junto as Escolas de Samba e Blocos Caricatos, e a criação de uma Frente pela defesa do carnaval como cultura popular.
Após muita conversa, idéias e reclamações,representantes das entidades carnavalescas,diziam que as escolas aviam estabelecido metas, que pretendem e devem alcançar as mesmas, porem eles precisam ter uma estrutura mínima para que isto ocorra.
Fernando Lanna presidente da Belotur, disse que os mesmos poderiam estar despreocupados, pois Belo Horizonte tem o seu carnaval garantido, com o desfile dos Blocos Caricatos no dia 2 de Fevereiro e das escolas de samba nos dias 3 e 4 de fevereiro.Procurado pela equipe do Blog Carnaval BH após a reunião, o Presidente da Associação Cultural Samba Dez Luiz Carlos Novais disse ter gostado do que viu e ouviu ”Houve um crescimento na reunião de hoje, senti o presidente da Belotur falar com clareza e lucidez, sendo sincero em suas colocações e ponderações, mostrando um lado que era desconhecido pelo mundo do samba, e pelas escolas de samba de Belo Horizonte” A audiência foi encerrada com a criação da frente que defendera o carnaval da cidade com a aderência de 18 ( dezoito ) vereadores podendo ainda o movimento ser aderido por mais representantes da Câmara. ( Uma nova reunião ja esta agendada para daqui a 15 dias.)

Read more »

terça-feira, 25 de setembro de 2007

ARUÊ DAS GERAIS PEDE SOCORRO



Após ler esta matéria no site,www.favelaeissoai.com.br,a equipe CARNAVAL BH, não poderia deixar de manifestar seu apoio ao Bloco.Esperamos que a CULTURA POPULAR obtenha o respeito que ela merece neste país e que esta beleza não se perca no tempo.Que a cultura negra sobreviva aos novos tempos...
AXÉ PARA QUEM É DE PAZ.

Segue a metéria do site FAVELA É ISSO AI .

Aruê das Gerais: uma forma de manter vivo o brilho da cultura afro.

Tradicional em Belo Horizonte, o grupo Aruê das Gerais, do Conjunto Mariano de Abreu, corre o risco de ter o trabalho prejudicado no próximo ano por falta de apoio e patrocínio.

Dança, canto e percussão fazem parte, há vinte e um anos, da rotina da comunidade do bairro São Geraldo. O motivo é a presença da Associação Cultural Aruê das Gerais. O grupo cultural foi fundado em 1985. Idealizado pela coreógrafa e coordenadora Rosângela Goulart, o Aruê surgiu logo após a extinção do grupo Quilombo das Gerais, do qual participava como dançarina. O nome do grupo nasceu de uma música de capoeira, chamada “Aruê”, contida no LP intitulado “Cordão de Ouro”. O significado da palavra Aruê é brilho e o objetivo do grupo é manter as raízes da cultura afro-brasileira, tendo como manifestações o canto, a dança e a percussão.

Rô Fatawá, como Rosângela é conhecida, conta que, no começo, o grupo contava com quatro integrantes somente e o desejo inicial era trabalhar com a dança e cantos de dialetos africanos. Porém, a dificuldade de encontrar alguém que pudesse realizar as traduções para o português acabou por vetar a idéia, fazendo com que o Aruê das Gerais optasse por trabalhar a cultura afro-brasileira.

Para fazer a representação da história do negro no Brasil, o grupo realiza pesquisas em livros e através de filmes como “A cor púrpura” e “Um Príncipe em Nova York”, além da tradição oral, na qual os conhecimentos são compartilhados entre os integrantes.

A coreógrafa, que faz parte do Movimento Negro Unificado de Belo Horizonte, realça a importância do trabalho artístico e cultural realizado pelo grupo: “Existe essa preocupação de manutenção das tradições de matriz africana, de retratar e resgatar a memória dos nossos ancestrais, revivendo a história do negro no Brasil, através da resistência”, afirma. Além do Aruê das Gerais, o Movimento Negro Unificado de Belo Horizonte tem membros de grupos como Negras Ativas, Quilombola e Berimbrown, conhecidos na cena local pelo trabalho artístico.

O Aruê das Gerais se reúne semanalmente, aos domingos, adequando o tempo de ensaio dos trinta e cinco componentes ao tempo de duração dos espetáculos, considerando coreografias em grupo, solos, canto e percussão. Os ensaios acontecem na sede provisória, integrada ao espaço do bar e restaurante de Rô, o Tô de Boa, localizado na Avenida Itaité, nº1033 – São Geraldo. Os interessados em participar do grupo passam por testes para observação da área com a qual o candidato possui maior afinidade artística.

Rosângela afirma que o grupo enfrentou e ainda enfrenta alguns obstáculos ao longo de vinte e um anos de trabalho. “Muita gente acha que nós ganhamos dinheiro com a arte, por isso, muitos alunos faltavam, porque a mãe achava que não valia a pena estar conosco, que havia exploração. A barreira do preconceito ainda existe também, não tanto quanto há uns dois anos atrás, mas existe. Hoje as pessoas procuram saber como faz para participar do grupo, mas, antigamente, nos chamavam até de macumbeiro”, diz Rô.

Ao analisar o comportamento das pessoas em relação à população negra, Rosangêla encontra nos reflexos da militância a resposta para as alterações. “Acredito que houve uma mudança de pensamento das pessoas, porque resistimos, não desistimos mesmo com as dificuldades, mostrando a nossa cara, levando para ruas e escolas as nossas apresentações. As cartilhas sobre a cultura afro colocadas na rede pública de ensino representam também uma responsabilidade sobre essa mudança, ampliando a compreensão das crianças e jovens, além das oficinas de cultura ministradas nas escolas, proporcionando um maior entendimento sobre diversidade cultural”, avalia.

Há dois anos o Aruê das Gerais é membro da Rede Telemig Celular de Arte e Cidadania, o que tem auxiliado muito no desenvolvimento do trabalho. “Nós fizemos um projeto que foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mas precisávamos de apoio. Então buscamos a Telemig Celular, que já conhecia o nosso trabalho, pelo nosso contato com outros membros da Rede como o NUC, Meninas de Sinhá e Arautos do Gueto, assim passamos a ser membro. Conseguimos apoio da Telemig em dois projetos aprovados, em 2005 e 2006”, conta Rosângela.

Apesar da tradição representada pelo grupo no cenário artístico, em 2007, por falta de apoio, os foliões poderão ficar sem ver o Aruê das Gerais passar na Avenida Afonso Pena, ao contrário dos últimos três anos. “Ano que vem não vamos participar do carnaval em BH por falta de apoio da Belotur, que exige 250 componentes para que possamos desfilar. Não temos passistas e destaques, nem como atingir esse número. Nos anos anteriores nós montamos coreografias, enredo, sem nenhuma ajuda de custo, sem figurino ou transporte. Corremos o risco de não participar também por não ter como pagar os custos”, desabafa Rô, cujo trabalho carnavalesco soma duas atribuições: figurinista e coreógrafa, auxiliada por sua filha Juliana Goulart, que organiza os ensaios. Os preparativos para o desfile começam dois meses antes da folia. Bruno Walisson, percussionista, filho de Rô, é o responsável pelos enredos e ano passado levou à avenida o tema “Quilombos”. Com a participação no carnaval, o Aruê conquistou título de campeão, na categoria Bloco Afro em 2004 e 2005. Em 2006 apenas participou do evento, já que não havia outros blocos para competir.

Fora de Belo Horizonte, o grupo também já se apresentou no carnaval de Diamantina em 2005.
Além da participação ativa em universidades, escolas públicas, particulares e entidades sociais, a Associação Cultural Aruê das Gerais já se apresentou em muitos espaços e eventos tradicionais de Belo Horizonte como Festival das Artes Negras, Teatro Francisco Nunes, Teatro Dom Silvério, Teatro Marília, Serraria Souza Pinto e Palácio das Artes. Houve apresentações em festas regionais das cidades de Diamantina, Lagoa Santa, Tiradentes, Corinto, Mariana, Ouro Preto, São João Del Rey e outras.
Rô convida a todos os interessados em conhecer o trabalho do grupo a comparecer à Avenida Itaité, nº1033 – Bairro São Geraldo, no Bar Tô de Boa, aos domingos de manhã, quando acontecem os ensaios abertos gratuitamente à comunidade, com dançarinas, percussionistas e a presença da voz firme da cantora e contadora de histórias Ocássia, que faz parte do Aruê há três anos. É recomendável ligar antes para confirmar a realização dos ensaios.
FONTE: www.favelaeissoai.com.br

Rosângela

Telefone de Contato: 31 3488-3838

Read more »

Vereador cria Frente Parlamentar em defesa do carnaval.

Discutir o carnaval de Belo Horizonte do ano que vem. Este é o motivo da segunda Audiência Pública que será realizada na próxima quarta-feira, dia 26 de setembro, às 13h:30, na CMBH, a requerimento do vereador Hugo Thomé. Já confirmaram presença na Audiência: representantes da Belotur, das Escolas de Samba, Blocos Carnavalescos e agremiações da capital.

Na ocasião, Hugo Thomé vai apresentar documento que formaliza a criação da Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval, que conta com o apoio de vários vereadores da CMBH. Esta frente foi proposta pelo vereador Hugo Thomé e referendada pelos representantes do universo do samba em Audiência Pública realizada na CMBH no mês passado.

São inúmeras as reivindicações dos participantes do carnaval que necessitam de esclarecimentos urgentes da Belotur. Entre elas: data e local dos desfiles, subvenção das entidades, maior popularização dos bailes pré-carnavalescos e do concurso de Rei Momo, Rainha e Princesa do carnaval, entre outros.

Hugo Thomé ressalta que o carnaval de BH necessita de maior impulso e organização para se tornar mais importante social, cultural e economicamente. "O carnaval é um evento que mexe com a população, pois é fonte de alegria, criatividade e descontração. O evento realizado em nossa cidade necessita de mais atenção e organização. Vamos promover ações para que nosso carnaval melhore a cada ano".

Assessoria de imprensa do vereador Hugo Thomé

Read more »

domingo, 23 de setembro de 2007

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A EQUIPE CARNAVAL BH vem convocar os sambistas, foliões, e amantes das escolas de samba para a segunda Audiência Pública, na Camara Municipal nesta quarta feira,às 13:30h, no Plenário Helvécio Arantes,com a finalidade de discutir sobre o Carnaval 2008.
A audiência é uma iniciativa da comissão Permanente de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte e Associação Cultural SambaDez.

Read more »

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

28 ANOS DE SAMBA."RECORDAR É VIVER..."



Fundada em 1979 a escola de samba GRESMI.BEM-TE-VI recebe a nossa homenagem esta semana na coluna recordar é viver, onde lembramos grandes nomes, e grande momentos, e não poderíamos deixar de lembrar das grandes escolas.
Com 28 anos de tradição a verde e branco do Bairro Carlos Prates, carrega em seu pavilhão muitas glórias do nosso samba.
Uma escola onde a marca registrada sempre foi a simpatia, e que conquistou a cidade com seus desfiles leves e com temas populares.Falar da Bem-Te-Vi é falar de Nassib o homem que levou a escola a ser uma das grandes agremiações de Belo Horizonte durante a década de 80.É falar de Serginho Beagá e seus imortais sambas.É falar de guerreiras como Aristel, e colher flores chamadas de Rosangêlas, é rodopiar com as velhas baianas, ou perguntar quem não se encantou com o bailado de Ana Paula na maior conquista da escola?...É relembrar a cadencia da bateria nota dez com Mestre Affonso, e se encantar com os eternos destaques da escola, é ser criança durante uma hora na avenida, e recordar, um “festival de fantasias”. Bem-Te-Vi é “Ginga Bum Bum”onde “Nos palcos da vida brilha o sonho na avenida” é viajar ate a Grécia e ser campeão de uma Olimpíada “Olimpíada dos Deuses”.Cantar, sambar, pular em volta do Pirulito, mostrar a dignidade na avenida, e ser um mercado popular, é voar alto nas asas da imaginação do artista.
São 28 anos de tradição,com nomes e momentos que na lembrança do carnaval que passou,hoje se refletem, nas lagrimas de velhos sambistas, que durante estes anos,mostraram que o samba do Carlos Prates esta ai e deve ser respeitado...

É CARLOS PRATES
Ë BEM-TE-VI
CHAMANDO VOCÊ QUE TA AI
E A BEM –TE-VI VEM AVISAR
QUE SÓ FALTA VOCÊ NO MEU LAIÁ LAIÁ...

Read more »

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

ACADÊMICOS DE VENDA NOVA SACODE JEQUITIBÁ.



A escola de samba Acadêmicos de Venda Nova, se apresentou na cidade de Jequitibá, a 90 Km de Belo Horizonte,A idéia era mostrar a população local, o enredo sobre o Rio das Velhas e manifestar o apoio da escola a projetos sociais referente ao mesmo, como o “Projeto Manuelzão”que é mais do que uma referencia no assunto.
A apresentação da escola foi marcada pelo brilho e pela alegria, marcas da azul e rosa.
Em meio a festa o samba se “confundia “com à alegria de grupos folclóricos, artistas e palestras que enriqueceram ainda mais o FESTIVELHAS, um evento em parceria da prefeitura local e Projeto Manuelzão.

Read more »

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Em 1º mão a nova sinopse da IMPERATRIZ DE VENDA NOVA

ELIS REGINA: O SHOW TEM QUE CONTINUAR

Uma noite de verão proporciona á todos, as mais belas inspirações, canções ecoam junto à memória daqueles que guardam na mente a lembrança de quem se foi, e nesta noite de alegria, nossos corações não choram mais de tristeza, pois você esta aqui, para matar a nossa saudade, e ira atender ao nosso pedido, fará nesta avenida mais um show.
O show que há 25 anos se calava e recebia os últimos aplausos hoje é novamente consagrado.
Sentada à varanda de sua “casinha na Marambáia”, você cantara suas mais belas obras.
Nesta mesma varanda você verá o encontro de mascarados que perguntarão quem é você? E sabemos a resposta certa “EU SOU O SAMBA” Isto fará desta noite, não apenas uma simples noite de carnaval será novamente “a noite do Brasil” onde sua voz jamais se calou e você ainda é uma estrela.
Mulher guerreira, mãe, seu nome não importa você pode ser “Maria” você pode ser “Madalena” pode ser “Carolina” pode ser Carmem ou simplesmente Elis.
Vamos sonhar nesta noite um sonho já a muito sonhado mais jamais esquecido. Cantar a liberdade, antes do amanhecer, fazer o povo se reencontrar, antes da melodia final .
Oh Elis quanta falta você nos faz, saber que você esta ai nesta varanda durante nosso carnaval, lendo “o primeiro jornal” de uma manhã que ainda não chegou, nos enche de satisfação.
“Mais é preciso ter força é preciso ter raça” para mostrarmos que sua luz ainda brilha entre nós e que as ‘Águas de março “não fecham apenas o verão, elas fecham também uma doce promessa de vida em nossos corações”.
Elis você que teve uma vida de “Altos e baixos” nos ensinou que a paz é possível, e que “amigos nós guardamos debaixo de sete chaves”, da mesma forma que você guardou os seus. Ah!!! Elis são tantos (Tom, Vinícius Chico Buarque, João Bosco, Milton Nascimento, Sueli Costa) uma infinidade de pessoas que amavam e amam o seu ser.
Você que tanto nos fascinou, que nos fez rir e nos fez chorar, ter você de volta nesta noite, nem que seja por um momento, é voltar no tempo e redescobrir a felicidade, fazer desta avenida mais um “festival“ de alegria, reviver os gestos de carinho que tanto nos comoveram. Gritar a injustiça que se encontra entalada em nossas gargantas, e cantar em Bossa, a essência de uma juventude, marcada pela incoerência de nossos governantes, mostrar a delicadeza de uma flor, que embarca em um trem rumo ao desconhecido, deixando uma mensagem de fé e esperança, se despedindo sentada nesta mesma varanda onde você nos manda “Aquele Abraço” e se descolore como uma aquarela, mais nos deixa a certeza de que o show tem que continuar...


AUTOR:
FELIPE DINIZ

Read more »

Nova logomarca do enredo da IMPERATRIZ DE VENDA NOVA.



ELIS REGINA:
O SHOW TEM QUE CONTINUAR.

Presidente - Enderson Fernandes ( BUDA )
Carnavalesco- Felipe Diniz

Read more »

Imperatriz muda enredo e promete cantar Elis Regina.



A GRES.Imperatriz de Venda Nova decidiu nesta noite que o Enredo ( A LEOA PROTEGE A SUA CRIA E COMEMORA O SEU 3º ANIVERSARIO COM INFÂNCIA E MAGIA ) seria mudado.
O Presidente da escola “Enderson Fernandes “( BUDA ) alegou não ter conseguido captar os recursos desejados para o enredo, que contaria de forma bem humorada, uma festa de aniversario para a escola de Venda Nova, onde seus convidados seriam , os personagens infantis mais queridos de todos os tempos.
A escola então decidiu fazer um enredo com seus próprios recursos e levara para a avenida o enredo “ELIS REGINA. O SHOW TEM QUE CONTINUAR “que será desenvolvido por Felipe Diniz.
A nova sinopse da Imperatriz fica pronta ainda esta semana, e já esta sendo trabalhada.

Read more »

Nota 10 da Vida "Mestre Afonso"




Afonso Marra Filho mais conhecido como MESTRE AFONSO, é o que podemos chamar de um sambista nota 10.Passou por todas as tradicionais escolas de samba de Belo Horizonte, ocupando o cargo de Mestre de Bateria, foram 18 ( dezoito ) anos a frente de baterias, e 18 ( dezoito ) notas 10.Entre as escolas podemos citar: Gres.Canto do Alvorada, Gresmi.Bem-Te-Vi, Gres.Cidade Jardim e Ares.Unidos Guaranis, alem de escolas do interior do estado.
Também tem seus trabalhos vinculados a imprensa escrita e a Rádios, palestrante e grande conhecedor do mundo do samba de não apenas do mundo do samba de Belo Horizonte , “vale lembrar que ele também já teve suas atuações no Rio de Janeiro”.
Em 2007 junto com Acir Antão transmitiu com dignidade, o desfile das escolas de samba de Belo Horizonte pela Rádio Itatiaia,ganhando os prêmios de melhor transmissão de nosso carnaval.
E hoje nos da a honra de publicar em nosso espaço um pouco de suas opiniões respondendo a algumas perguntas.

EQUIPE CARNAVAL BH.
1)Aponte aquele que você considera o ponto alto do carnaval de BH?

MESTRE AFONSO.
O ponto alto caro amigo são as comunidades e os trabalhos sócio-culturais que poderia e deveriam ser feitos nelas.

EQUIPE CARNAVAL BH.
2)Aponte aquele que você considera o ponto baixo do nosso carnaval?

MESTRE AFONSO.
É o modelo agora adotado, onde as comunidades são deixadas em segundo plano, tornando o nosso carnaval uma colcha de retalhos, onde as pessoas que desfilam mal se conhecem e tudo é juntado na avenida, inclusive com a compra de blocos para desfilarem por algumas escolas de samba.

EQUIPE CARNAVAL BH.
3) Bateria o que é para você?

MESTRE AFONSO.
Se a música (samba-enredo) é a alma, a bateria é o coração pulsando toda a força e a garra de uma comunidade. Bateria é o meu amor maior.

EQUIPE CARNAVAL BH.
4) Qual a receita de uma nota 10 ?

MESTRE AFONSO.
Hoje a receita se baseia em técnica, boa escolha de um tema, boa escolha de um samba, muitos ensaios, e outros detalhes que somente um bom projeto poderia enumerá-los. Mas o mais importante é o trabalho junto à comunidade.

EQUIPE CARNAVAL BH.
5) Uma mensagem para quem esta entrando agora em nosso carnaval...

MESTRE AFONSO.
“O velho é o livro onde o jovem pode ler o que não viu”.
(Nelson Sargento)

Obrigado, meu Deus, pela honra e a glória de ter nascido sambista.
Mestre Affonso

Read more »

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Escola é a grande dúvida do carnaval 2008



A Gres.Unidos do Onça continua sendo a grande dúvida do carnaval de 2008,após se licenciar em 2007, a escola ( Presidência e diretores ) ainda não se pronunciou sobre a sua situação.Após passar por um problema financeiro, a agremiação alegou não ter verba para desfilar em 2007, e dês de então encontram-se praticamente suspensas todas as atividades da mesma.Segundo “Luiz Carlos Novais” presidente da “Associação Cultural Samba Dez” a escola ainda não comunicou seu afastamento para 2008, o que inclui a escola no calendário do próximo carnaval, porem ressaltou que dês de o ultimo carnaval ninguém da escola entrou em contato ate a presente data.A Equipe CARNAVAL BH também tentou fazer contato e não conseguiu se comunicar com ninguém da mesma.
Vice-campeã em 2004 a amarelo e preto do Ribeiro de Abreu,se tornou uma presença viva em nosso carnaval, chegando a emocionar populares em 2006,quando levou para avenida o enredo “No céu na terra as estrelas vão brilhar”, porem mais do que uma simples escola de samba a Gres.Unidos do Onça é um exemplo de trabalho e dignidade, aos moradores carentes do Bairro, que buscam na escola um refugio para a discriminação do dia a dia.

Aguardamos e torcemos para que a GRES.UNIDOS DO ONÇA venha forte em 2008,provando a todos que a crise esta superada,e a escola mais viva do que nunca.
Aguardamos também contatos de pessoas ligadas a agremiação, para que de alguma forma seja desvendado este mistério no mundo do samba de Belo Horizonte

Read more »

sábado, 8 de setembro de 2007

ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO



A equipe CARNAVAL BH, vem pedir desculpas a todos os que acompanham a trajetória, da mesma já nestes 3 últimos anos.Em dezembro de 2006 foi anunciado no antigo site, ( www.carnavalbh.com) que faríamos uma cobertura diversificada do carnaval 2008, colocando, a disposição do grande público a Pesquisa Ibópe, que seria realizada nas arquibancadas da Via 240 ( onde acontecem os desfiles ).Porem o site CARNAVAL BH enfrentou problemas, e na data do referente carnaval, encontrava-se fora do ar.Por falta de apoio ou não.
Agora estamos aqui mais uma vez, porem com este blog, temos menos recursos, mais garantimos a vocês, que faremos destes recursos os melhores possíveis para honrar e profissionalizar o nosso carnaval.
A Pesquisa Ibope foi feira e poucas pessoas tiveram acesso a ela “Até então“ .
Ela esta a disposição de todos os presidentes e diretores das escolas para confirmarem a autenticidade dos votos, que foram recolhidos de populares no momento da apresentação de cada escola.Estes mesmos populares assinavam a folha e colocavam a nota referente a escola, notas que variavam de 5 a 10 “valendo notas fracionadas”.
Pois é com muito pesar anunciamos a PESQUISA IBOPE DO CARNAVAL DE 2007, com estes meses de atraso,porem não deixaremos de cumprir o nosso papel como sambistas e apaixonados pelo carnaval.Estamos colocando também a disposição os LINKS com fotos das coberturas feitas pela equipe na fase pré-carnavalesca, como ( Eleição de Rei Momô e Rainha do Carnaval,Banda Mole e outros)

A.VENDA NOVA 9.4
IMPÉRIO 9.3
BEM-TE-VI 9.2
IMPERATRIZ 8.6
C.DO ALVORADA 8.1
U.GURANIS 7.8
INCONFIDENCIA 6.9
CIDADE JARDIM 6.8

LEMBRAMOS A TODOS QUE ESTA NÃO É A OPINIÃO DA EQUIPE CARNAVAL BH, E MUITO MENOS O RESULTADO OFICIAL DOS DESFILES,É UMA NOTA SIMBÓLICA DADA POR QUEM ESTEVE NA VIA 240 DURANTE O DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA.

Read more »

VELHA GUARDA DE NOSSA SAMBA... ( RECORDAR É VIVER )



Sambista nato, o Blog CARNAVAL BH tem o orgulho de apresentar a todos nada mais nada menos do que:
Seu “Jairo Pereira da Costa “ o mesmo que apadrinha com seu nome o troféu CARNAVAL BH.Sua vida como sambista começa em 1957, quando ele é eleito cidadão samba de Belo Horizonte, quando ainda era componente da extinta escola de samba “União Serrana”, no Bairro da Serra. Em 1961 ele realiza o seu maior feito como sambista . Seu Jairo funda no Conjunto Santa Maria o GRES.CIDADE JARDIM a maior campeã do carnaval de Belo Horizonte até os dias de hoje, muito mais que um presidente de escola de samba, Jairo é um símbolo de nosso carnaval e mesmo após sua morte sua presença ainda é viva dentre a memória dos sambistas da capital, sendo ate mesmo enredo de sua escola no ano de 2006, quando a GRES.Cidade Jardim contou a historia de seu mais querido presidente,ficando em 4ºlugar com “Festa para o Rei Negro”
Uma lenda do samba, um homem acima de seus ideais, onde o valor dado por ele como sambista supera todas as expectativas.Mesmo hoje quando o carnaval de Belo Horizonte passa por um momento tão delicado de sua história, seu nome ainda ecoa no mundo do samba de Belo Horizonte.Como dizia a letra do samba de sua escola do coração, na ocasião de sua homenagem.(A GRANDE ESTRELA HOJE BRILHA NO CÉU FEITO UM MENESTREL A ILUMINAR, CANTA MEU POVO REVERENCIANDO ASSIM A FESTA DO REI NEGRO SOU FELIZ SOU CIDADE JARDIM)

Read more »

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Império leva toda sua disnastia ao oriente e descobre o que o Japão tem...



TEM JAMONÊS NO SAMBA...

Com o enredo tem Japonês do Samba,desfila em 2008 a Império de Nova Era.
O Japão , sua cultura e seus costumes serão retratados ao comando do presidente da escola “Serginho Beagá” Após ser por dois anos seguidos 3º colocado do carnaval e ter ficado em 2º lugar em 2007 ( ficaria em 2º lugar se a somatória dos pontos dos jurados fosse válida,mais não ouve disputa em 2007 ) Serginho e sua diretoria pretendem levar o título de campeões do carnaval de 2008.
Tendo a escola a animação como uma de suas principais marcas,e não primar pelo desfile técnico, a Império fará uma viagem pelo oriente, vai mostrar dês de a culinária até a tecnologia japonesa e nem mesmo HIROSHIMA será esquecida,e o centenário da imigração japonesa será lembrado através desta grande festa.

Read more »

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Entrevista com o Carnavalesco do GRESMI.BEM-TE-VI Braulio Malheiro.


Segundo ano de Braulio em BH,ele fala sobre seu próximo carnaval e de como ele divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Equipe Carnaval BH.
Dois anos de Bem-Te-Vi o que você espera para 2008?

Braulio.
Sempre buscando o melhor. com o tempo acredito que temos só a melhorar, e creio nessa melhora inclusive na colocação da escola. tenho 22 anos 6 anos de carnaval, e sempre chego na beira dos campeões. esse ano não quero só chegar perto, quero ganhar !!! acho que já passou ate da hora. Ano par me da sorte .

Equipe Carnaval BH.
Qual é a grande sacada de seu enredo?

Braulio.
A grande sacada é o enredo.,vou apresentar tudo que já foi visto,mas ao mesmo tempo vou apresentar de formas e maneiras diferentes,podemos dizer que a grande sacada do enredo é o diferencial.

Equipe Carnaval BH.
Pode adiantar alguma surpresa?

Braulio.
Posso adiantar, que o desfile vai ser muito bonito. Vale apenar ir conferir

Equipe Carnaval BH.
Como vem a escola?

Braulio.
18 alas, 4 alegorias e 2 tripes.

Equipe Carnaval BH.
Você tem a sambista Dóris no seu enredo, onde ela entra neste desfile?

Braulio.
A Dóris toma conta de todo nosso 4º. setor, vamos através do carnaval de BH prestar uma homenagem a garra e dedicação que ela tem com o samba. vamos apresentar projetos sócio culturais nas escolas de samba,e a Dóris faz isso, ela semeia a semente do samba e do carnaval nos novos jardins...

Equipe Carnaval BH.
Explique o enredo

Braulio.
Carnaval é aquilo né gente... Tem Pierrot,tem Colombina e Arlequim, Zé Pereira, limão de cheiro, confete e serpentina. dai eu dei uma pirada na historia e vou ta apresentando isso pra vocês na avenida

Equipe Carnaval BH.
Alguma coisa a dizer sobre o seu primeiro carnaval na escola?( 77 anos do Mercado Central)

Braulio.
Foi bom, eu estava chegando na escola, conhecendo todos, tive meu trabalho respeitado, tenho um presidente que me apóia e que confia no meu trabalho, assim como confio nele. O carnaval 2007 foi tudo de bom.

Equipe Carnaval BH.
Como você esta dividindo os carnavais do Rio e de BH ?

Braulio.
Tranquilex, no rio trabalho com o carnavalesco Lane Santana na Caprichosos de Pilares, não me dificulta muito não, ta dando pra conciliar tudo perfeitamente, ano passado que o meu trabalho no rio era muito mais intenso já consegui estar presente. esse ano que to mais light quero estar mais presente ainda. Acompanhar tudo bem de perto em BH.

Equipe Carnaval BH.
Alguma mensagem para quem for ver os desfiles?

Braulio.
Sim... Muitas observem bem o nosso carnaval.

Read more »

CONHEÇA A LOGOMARCA DO ENREDO DO GRESMI.BEM-TE-VI.


PRESIDENTE - LUIZ CARLOS NOVAIS.
CARNAVALESCO - BRAULIO MALHEIRO.

Read more »

SAMBISTA CANTA O SAMBA E VIRA SAMBA

CAPA DO CD ( DÓRIS CANTA SAMBA)

Foi lançado dia 31 de agosto do Lapa Multshow em Belo Horizonte o CD da sambista Dóris, junto a mestres do samba,como Luiz Carlos da Vila e Ataulfo Alves Jr.A festa foi marcada pela alegria e a descontração,que já são marcas mais que registradas da sambista.O CD intitulado “Dóris canta samba” contem 10 faixas com sambas de compositores Mineiros , e de outros estados como é o Caso de Luiz Carlos da Vila ( Eterno parceiro de Martinho) a obra tem também uma faixa especial,com as variações do samba.Junto a festa Dóris revelou que terá uma participação ativa este ano no carnaval de BH,ao lado da escola de samba GRESMI.BEM-TE-VI, onde fará parte do enredo da agremiação.A festa entrou noite a dentro e a batida dos tambores,ecoaram junto a vós da sambista que fez do palco um quilombo de alegrias.

Read more »

terça-feira, 4 de setembro de 2007

SURPRESAS...

2008 nem chegou e a Associação Cultural Samba Dez já esta a todo o vapor.
Os presidentes das escolas de samba de Belo Horizonte se reúnem semanalmente,para tratar de assuntos do samba da capital mineira.
Assuntos como:

Adiantamento do carnaval
Sambódromo
Organização dos desfiles
Regulamento
Entre outros

São temas que estão em constante discurção, o carnaval de Belo Horizonte.E o Samba Déz tem se firmado e se mantido nestes últimos anos, e a associação diz que mesmo com todos os problemas, a idéia é se profissionalizar, e fazer do nosso carnaval um carnaval mais instável.
A busca por investimentos é difícil seja em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro ou em São Paulo, seja como for, ele já esta ai e vai provar em 2008 que esta mais vivo do que nunca.
Vale lembrar que o Samba Dez, esta disposto a levantar esta bandeira, e mostrar que não passa de uma simples associação.
O povo de Belo Horizonte pode esperar novidades para o próximo carnaval, pode esperar um novo espetáculo, e ate novas escolas.São surpresas que irão ser reveladas no decorrer do tempo, e que irão calar e surpreender a muitos.

Read more »

LOGOMARCA E SINOPSE DA IMPERATRIZ DE VENDA NOVA 2008

PRESIDENTE - ENDERSON FERNANDES "BUDA"
CARNAVALESCO- FELIPE DINIZ
A LEOA PROTEGE A SUA CRIA E COMEMORA SEU 3º ANIVERSÁRIO COM INFÂNCIA E MAGIA.



Era uma vez um reino de pedras, porem durante três dias este reino era governado por um Rei e uma Imperatriz.O Rei? Nada mais nada menos que o Rei Momo, o rei do carnaval, quem dividia o trono com ele? A Imperatriz de Venda Nova, a leoa de Belo Horizonte.Para comemorar seus 3 anos de idade a Imperatriz resolveu promover um baile, e neste baile estariam todos os personagens infantis que um dia povoaram a mente das pessoas.Ate que chega o dia do grande baile...Uma grande festa foi organizada em Belo Horizonte, para receber a Imperatriz e seu cortejo real infantil.Os primeiros convidados chegam, acompanhados de seu criador,’Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica’, não deu outra era coelhada pra cá era coelhada pra lá ate Cebolinha se cansar.Magali sorridente já procurava a mesa pra se fartar, pois como toda festa comida não poderia faltar,Cascão tratou logo de esconder seu Guarda-Chuvas em um lugar visível, pois em um baile a céu aberto, se chover iria se molhar.O baile mal tinha começado e montado em seu tapete se via Ali-Bá-Bá e sua lâmpada maravilhosa.Bem na entrada do baile se ouvia uma gritaria era Emília e a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo,a boneca faladeira avia dito ao Porco ( Marques de Rabicó ) que ele seria servido como aperitivo no baile.Coitado do porco, que só se fez presente após muita insistência do sábio Sabugo de Milho,que mostrou ao porco que era apenas mais uma mentira da boneca sapeca.Já no meio do baile alguns super heróis se achavam os donos da festa, mais sabiam que a verdadeira dona era a Imperatriz, que via tudo de seu trono imponente,em quanto o Menino Maluquinho fazia suas peripersias.O casal mais comentado dos últimos tempos chega ate a festa, nada mais nada menos que Mickey o rato e sua namorada Minie, mais para o espanto de todos vieram acompanhados de outro casal, Pato Donald e sua namorada Margarida.( Donald como sempre resmungando por algum motivo ).No entardecer chegam os nobres, princesas , reis, rainhas e ate algumas madrastas más se fizeram presentes.Para a alegria de todos não foram servidas maçãs no baile, pois as Bruxas e as madrastas destes contos adoram uma maça envenenada.Cinderela e Branca de Neve fuxicavam uma com a outra,enquanto o homem aranha jogava seu charme para cima da Pequena Sereia.Batmam apenas observava serio toda a movimentação.Com todos os seus convidados presentes A Imperatriz passo a palavra ao Rei do Carnaval que deu a ordem a todos, e a ordem era se divertir e fazer deste carnaval um baile de encanto e magia, onde todos eram crianças novamente, e viam neste terceiro aniversario da Imperatriz de Venda Nova,um motivo a mais para ser feliz,e a partir desta data todos viveram felizes para sempre
AUTOR:FELIPE DINIZ

Read more »

UM RIO QUE CORRE NO SAMBA ...



Com o enredo “VELHAS O RIO QUE CORRE EM MIM”, a escola de samba Acadêmicos de Venda Nova promete animar o carnaval de 2008.Embalado pela ginga de suas passistas e a força de sua bateria, ela pretende contar a historia deste rio, mostrando dês de o seu descobrimento,passando por cidades históricas ate chegar nos dias atuais onde o Rio das Velhas pede socorro.Será um desfile com uma mensagem ecologicamente correta, e a Acadêmicos de Venda Nova já saiu na frente, e já realizou a disputa de samba para o carnaval de 2008,onde o samba escolhido tem os seguintes autores. (Leco Estrada, Marcelo Roxo e Gustavo Monteiro)
Maiores informações http://www.avendanova.com.br

Confira a letra do samba:

ACADEMICOS DE VENDA NOVA

VELHAS O RIO QUE CORRE EM MIM.
Lá no Espinhaço resplandeceu
Um Rio de águas limpas, cristalinas
Feito um véu de “Andorinhas”
Guaicuí assim nasceuDa Pedra do Jacaré tão belo é lhe contemplar
Ver, o Rio levar vida por onde passar
Até no Velho Chico desaguar
Em busca de um novo eldorado
Bandeirantes desbravaram esse chão
Guiados por tesouros do passadoSolo rico e cobiçado
Em nociva exploração
Do Velho Mundo vários cientistas
Se interessaram pela região

Foi Peter Lund o explorador
Das suas cavernas, salve o grande precursor
Desbancando velhas teorias
Nos “Sambaquis” a descoberta da “Luzia”

Mas o rio segue maltratado
Sendo poluído, degradado
Da Capital à foz desrespeito atroz
A sua salvação depende só de nós“Manuelzão” seu exemplo é referência
Que os Guardiões da natureza
Ao preservarem sua beleza
Guiem a revitalizaçãoNa Festa do Divino a Cavalhada
No São João e na Congada
É o povo, seu folclore e tradição
SOU VENDA NOVA, AMOR
VOU NAVEGAR, EU VOU
ACADEMIA CANTA ASSIM
O RIO DAS VELHAS CORRE EM MIM

Read more »